sábado, 22 de agosto de 2015

Coleção ‘CLÁSSICOS DO BRASIL’

  

   Série sobre modelos nacionais já conta com 15 títulos.
   A Editora Alaúde acaba de lançar dois novos títulos de ‘Clássicos do Brasil’, uma coleção que já conta com 15 títulos e fala sobre os automóveis brasileiros nos anos 1960 e 70 e que hoje fazem a cabeça dos antigomobilistas que com muita justiça  os tem como verdadeiros objetos de desejo.

 
 O primeiro é ‘Chevette’, dos Rogérios de Simone e Ferraresi dupla que assina também os livros ‘Alfa Romeo’ da mesma Coleção Clássicos do Brasil e ‘Karmann Ghia: uma breve história’.
  Lançado em 1973, o Chevette tem uma grande importância histórica para General Motors do Brasil, por ser automóvel de estréia no segmento de compactos, por seu grande sucesso comercial e por ter se tornado um dos mais representativos modelos da marca, perdendo apenas para Opala na preferência dos fãs de clássicos Chevrolet brasileiros. Baseado no alemão Opel Kadett, o Chevette nasceu com a difícil missão de rivalizar comercialmente com o Fusca, da Volkswagen.
  Ao longo dos exatos 20 anos em que foi produzido, o Chevette teve uma série de versões, com destaque para a SW Marajó e para as esportivas GP e S/R. Um modelo que evoluiu sempre em termos mecânicos e de design, mas sem nunca perder a sua original identidade.

  Já o segundo lançamento desta coleção não trata apenas de um modelo, mas da história de uma marca e do sonho de um brasileiro por traz de sua história: a Gurgel Motores e o engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel. Escrito pelo jornalista especializado Anderson de Assis Nunes, ‘Gurgel’ é dividido em dois capítulos principais. 
  O primeiro traz a biografia de João Augusto: sua formação na Politécnica da USP, seu estágio na General Motors americana, sua breve passagem pela Ford, sua empresa de luminosos de acrílico, seus Karts que se tornaram o embrião do nascimento da Gurgel Indústria e Comércio de Veículos, em 1969. 

  A trajetória da empresa, a evolução de suas instalações em Rio Claro – SP, as parcerias e os empréstimos oficiais, até a decretação de sua falência em 1996.
  O segundo capítulo faz um apanhado de todos os modelos produzidos, começando pelo Macan 1200, apelidado de Ipanema, passando pelos elétricos Itaipu, pelo sucesso dos X10 e X12, até chegar aos BR-800, Supermini e MotoMachine, os últimos modelos com a marca Gurgel.
  Há ainda dois pequenos capítulos finais: um com diversas curiosidades envolvendo a fábrica e seus veículos e outro com os dados técnicos do BR-800.



Agradecemos a Editora Alaúde por enviar os exemplares ao blog.
Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário