quarta-feira, 25 de março de 2015

ACIDENTE Chevrolet Opala JK




ACIDENTE CHEVROLET OPALA - PRES. JUSCELINO KUBITSCHEK 1976


  No dia 23 de agosto de 1976 todos os jornais do brasil informavam aos leitores que o presidente Juscelino Kubitschek, responsável pelo impulso da indústria automobilística no país, morrera num acidente de carro. Parecia ironia.
  Em 9 de agosto de 1976, surgiu na imprensa a notícia de que JK havia morrido em um acidente de automóvel na estrada. Entretanto, o ex-presidente foi localizado na fazenda. Disse que aqueles que o queriam matar ainda não haviam conseguido. Entretanto,a situação foi diferente no dia 22 daquele mesmo mês.

  No Chevrolet Opala quatro portas, ano 1970, estavam JK e o motorista Geraldo Ribeiro, quem conduzia o ex-presidente desde que era prefeito de Belo Horizonte, em 1940.
  A versão dada na época relata que,no quilômetro 165 da Via Dutra,um ônibus atingiu o Opala por trás. O veículo perdeu o controle, atravessou o canteiro central e bateu de frente em uma carreta. O Chevrolet ficou completamente destruído. 


  Era por volta das 18hs do dia 22 de agosto de 1976. No quilômetro 165 da Via Dutra, no sentido São Paulo-Rio, próximo à cidade de Rezende, o ônibus da Viação Cometa conduzido por Josias Nunes Oliveira toca a traseira do Opala dourado dirigido por Geraldo Ribeiro.
  Foi um toque leve. Mas forte o suficiente para desgovernar completamente o Opala. O carro ganhou velocidade, bateu uma segunda vez no ônibus, guinou para o lado esquerdo, atravessou o canteiro central da pista e acertou em cheio uma carreta Scania que vinha na direção oposta.
  Geraldo teve morte instantânea. O passageiro que ele levava no banco traseiro também. Seu nome: Juscelino Kubitschek de Oliveira.
  Chegou-se a cogitar que a morte de Juscelino Kubitschek fora um atentado. Ele seria mais um da lista na suposta Operação Condor, um movimento das ditaduras sulamericanas para eliminar lideranças políticas influentes, numa época em que a democracia estaria retornando aos países.
 O presidente,responsável pela construção de Brasília,estava próximo de completar 74 anos.O motorista da carreta, que soube no hospital que a tragédia havia resultado na morte do ex-presidente,se dizia inconformado.
  Até hoje paira a suspeita de que pode ter sido um atentado, e não um simples acidente, que tirou a vida do Juscelino,que era carinhosamente conhecido como`` Presidente Bossa Nova









ÚLTIMA IMAGEM DO CHEVROLET OPALA ANTES DO ACIDENTE FATAL:

Nenhum comentário:

Postar um comentário