quinta-feira, 18 de junho de 2015

Grande perda no antigomobilismo - MÁRCIO LIMA PIANCASTELLI


  Lamentamos informar o falecimento do Sr. Márcio Lima Piancastelli hoje quarta-feira dia 18 de junho em São Paulo/SP aos 79 anos.
  O nosso país perde um de seus maiores designers de indústria automotiva Márcio Lima Piancastelli o criador do VW SP2, do VW Brasília e de tantos outros rascunhos que viraram automóvel.
   Márcio Lima Piancastelli trabalhou como projetista de veículos por décadas.
  "Desenhar um carro" e sair do papel é uma missão quase impossível.   Piancastelli pode não ter morrido famoso, mas certamente sua obra fica imortalizada por vários colecionadores do Brasil e do Mundo.

  Natural de Minas Gerais, nasceu na cidade de Belo Horizonte em 1936. Ficou em segundo lugar no concurso Lúcio Meira em 1962 e como prêmio, ganhou uma bolsa para estudar design de automóveis no renomado estúdio Ghia, em Turin na Itália, durante um ano.

MÁRCIO LIMA PIANCASTELLI ACIMA DO ¨CAPACETE PRETO¨


  
  Voltou ao Brasil e entrou na Willys Overland, na equipe que faria a reestilização do Aero Willys. Se transferiu para a DKW-Vemag, que produzia modelos da Auto-Union alemã. A Vemag foi vendida para a Volkswagen em 1967 e Piancastelli foi para a Ford. Pouco tempo depois, ele decidiria aceitar a proposta de trabalho da montadora alemã e chegaria à fábrica da Anchieta.


  Após criar seu maior sucesso, o SP2, participou do projeto de criação da Brasília em 1973. Piancastelli ainda fez parte do surgimento do Gol, lançado em 1980 e carro mais vendido no país desde 1987. Até sua aposentadoria do ramo, em 1992, os modelos Parati, Voyage, Saveiro, Logus, Pointer, novo Santana (lançado em 1991) e a chamada segunda geração do Gol, lançada em 1994, tiveram influência do designer.

MÁRCIO LIMA PIANCASTELLI

Fica eternizado toda a sua obra... 
Descanse em paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário